quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Eu faço Jornalismo 2.0

Participei no último final de semana do curso “Jornalismo 2.0 – Hipermídia e Redes Sociais”, ministrado pelo jornalista André Rosa (foto), na Comunique-se, em São Paulo.
Participaram do curso 18 pessoas de São Paulo, Bahia, Pará, Pernambuco e Paraná. O grupo era bem variado, com profissionais atuando na mídia (agência, televisão, internet, rádio e impresso), saúde, ensino, habitação, moda e cultura. A programação era de 12 horas/aula, entre sábado e domingo. Mas durou um pouco mais pelos papos.

Esta foi a primeira edição com a nova nomenclatura: “Jornalismo 2.0”. O foco é nas novas tecnologias de Comunicação com ferramentas como Twitter, Facebook e telefone celular para fazer jornalismo. E também as novas tendências dos sites de Jornalismo no mundo.

A dinâmica do curso foi bem bacana e atual. Recebemos uma apostilha com 32 páginas com as telas da apresentação em Power Point do curso. André Rosa deu muitas referências de sites e livros. E fez isso de cabeça (coisa que eu não consigo fazer pela péssima memória...). Rosa começou com um histórico da internet partindo do Telex e referências de 20 anos na Comunicação. E chegou em características e relações entre Instantaneidade, Perenidade, Multimediação, Hipertextualidade e Interatividade.

Achei interessante a abordagem de conflitos e questionamentos sobre modelos tradicionais na Comunicação como a revisão das relações entre “emissor – mensagem – receptor”. Assim como também nas mudanças do perfil e comportamento do jornalista. Fizemos uma dinâmica de grupo no final aplicando as referências vistas no curso.
De volta a Cianorte, já na segunda-feira coloquei em prática no trabalho no Grupo Morena Rosa (que bancou o curso para mim!) várias situações vistas no curso. E, claro, dei um ótimo upgrade no meu curriculum.

André Rosa é ex-editor do site da Gazeta Esportiva e faz mestrado em Comunicação na Cásper Líbero (SP). Conheci ele quando palestrou em Maringá em 2003 e batemos um papo bem bacana sobre internet e futebol.


Nenhum comentário: