quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Uma relação contemplativa

* contem spoilers

FILME: “Away we go” (2009)
DIREÇÃO: Sam Mendes - GÊNERO: comédia dramática
DURAÇÃO: 1h38

O QUE É: “Away we go” mostra o desafio de uma nova vida para o casal Burt e Verona que vive a tradicional “crise dos 30”. Mas, são apaixonados um pelo outro. Ele sempre quis casar, mas ela nunca acreditou no casamento.
Ao descobrirem que ela está grávida, eles decidem se mudar para viverem próximos das pessoas que eles gostam com a intenção de dividir a experiência familiar.
Com isso eles procuram os pais, primos, irmãos e amigos de infância em cidades diferentes.
A cada nova visita encontram personagens caricatos e absurdos, o que obriga o casal a ir para outra cidade frustrado.

Como se não bastasse o tema interessante abordado de maneira poética e inspiradora, toda a filmagem foi no processo ecologicamente correto. É a chamada “filmagem verde”, que visa reduzir a emissão de CO2 no mundo. Há cuidados para reduzir a quantidade de lixo produzido nas gravações, biodiesel nos veículos e uso de produtos feitos com material reciclado.

OPINIÃO: Sam Mendes fez de novo. Depois de massacrar a vida de aparência da família americana em “Beleza americana” (1999) o cineasta abordou novamente – com maestria - a relação familiar em “Away we go”.
O filme é singelo, com diálogos simples e cenas bem divertidas, como a do carrinho de bebê.

“Away we go” estreou no começo de junho nos EUA e deve entrar em cartaz no Brasil em março de 2010. O custo foi US$ 17 milhões e não teve uma campanha de marketing do estúdio, arrecadando apenas US$ 9 milhões em dois meses de exibição.

A trilha sonora é outro atrativo de “Away we go”. A maior parte das músicas é do britânico Alexi Murdoch, com seu folk intimista influenciado por Nick Drake. Em algumas canções é até difícil de acreditar que não seja Drake cantando e tocando. Além disso, há Bob Dylan, George Harrisson e Velvet Undeground.
Alexi Murdoch gravou dois discos – “Time without consequence” (2006) e a trilha de “Away we go” – e também conseguiu destaque com uma música na trilha do seriado “OC – Um estranho no paraíso”.

Sam Mendes fez apenas dois filmes nos últimos dois anos. Mas ele está com produção a todo vapor, trabalhando em cinco produções para os próximos dois anos.

FINAL: O fim é belíssimo e merece reflexão sobre a vida e relações pessoais. Uma cena contemplativa mostra o casal encontrando a nova perspectiva de vida observando um lago da sacada de uma casa abandonada. Só os dois, sem amigos ou parentes por perto.

COMO VER: nos cinemas em 2010

Nenhum comentário: