terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Horror é o mais rentável da história

* este post contem spoilers

FILME: "Atividade paranormal" (“Paranormal Activity”, 2007)
DIREÇÃO: Oren Peli - GÊNERO: horror
DURAÇÃO: 1h33

O QUE É: O filme segue a cartilha de "A bruxa de Blair". Um casal se muda para uma casa e compra uma câmera de vídeo para tentar registrar imagens de um suposto espírito que atormenta a mulher. A maior parte do filme é mostrada sob a "ótica" do equipamento. Em 21 noites o enredo passa de uma entediante rotina de ver as imagens captadas sem nada até o tormento aterrorizante de espírito maligno.


OPINIÃO: O filme não é grande coisa. Mas é o mais rentável da história do cinema. "Atividade paranormal" custou apenas US$ 11 mil e já arrecadou mais de US$ 103 milhões (desde setembro passado, quando estreou em circuito comercial nos EUA). O espectador precisa ter muita paciência. Os primeiros 25 minutos são de uma ladainha muito chata. Tem simplesmente o casal com diálogos bobos e vendo as imagens captadas na noite anterior. Sem ação alguma.

Até que aparece uma porta mexendo sozinha. Mas só um pouco. Com meia hora de filme, o lustre balança. E assim segue, com as manifestações aos poucos. A coisa começa a esquentar na metade do filme quando Katie passa a sofrer agressões diretas do espírito. Até chegar num dos momentos mais tensos: de madrugada, o espírito tira lentamente o lençol da cama onde o casal dorme e, subitamente, puxa o pé de Katie arrastando-a pelo quarto. É uma das cenas mais terríveis que já vi em um filme de terror. Detalhe: o espírito não tem forma alguma. Como se fosse invisível.

FINAL: O final é de dar dó. Katie acorda no meio da noite. Fica horas em pé ao lado da cama (possuída pelo espírito), desce para a parte debaixo da casa e grita deseperadamente. Micah acorda assutado, desce correndo para salvar a esposa. Mas é morto pela própria mulher a facadas. Ela sobe as escadas, senta no chão e passa dias balançando a cabeça no quarto.
Até que chega uma amiga que percebe o que aconteceu e chama a polícia. Os policiais dão uma geral na casa e quando encontram Katie, um deles atira e mata a mulher porque se assusta ao vê-la com a faca cheia de sangue nas mãos. Fim.

Um dos fins. O diretor filmou outros finais que são diferentes entre as versões do cinema e a versão que circula na internet.
Na outra, Katie sobe as escadas carregando o corpo do marido e atira Micah contra a câmera que filmava o quarto. Em seguida, ela se dirige para a câmera, dá uma risada. E acaba. Uma legenda diz que os corpos deles nunca foram econtrados.
O filme fez tanto sucesso que o diretor Oren Peli já está trabalhando na ficção "Área 51" para 2010. Detalhe: ele filmou todo "Atividade paranormal" dentro da própria casa e o filme teve apenas oito atores.

COMO VER: pela internet ou nos cinemas brasileiros em 2010.

2 comentários:

Benites disse...

Pelo visto você "adorou" o filme, né? Hahahaha.
Ainda não assisti, mas, mesmo depois de ler sua crítica, ainda estou curioso pra ver esse filme.
O trailer (foi tudo que eu vi até agora) é bem bolado!

Erik oliveira disse...

pô! conto o final!!! haha
mas nem li... to curioso ainda.