sexta-feira, 12 de março de 2010

Cartunista Glauco é assassinado em SP

Triste começar uma sexta-feira com a notícia da morte de uma das pessoas que colaborou para moldar sua personalidade.
O cartunista Glauco (imagem), 52 anos, foi assassinado em uma tentativa de assalto ontem em São Paulo.
Ele era uma de minhas leituras preferidas na adolescência.
Ainda tenho diversas revistas (todas com o papel amarelado hoje) empilhadas dentro de um estante em casa.

Chegava ao quase absurdo de recortar as tiras que saíam de Glauco nos jornais e formava um arquivo... que, infelizmente, se perdeu em algumas das minhas mudanças.
Entre meus personagens preferidos estavam Geraldão e Doy Jorge. Esse segundo inspirado nos roqueiros dos anos 80 e com várias sacadas hilárias dos clichês roqueiros.

Glauco também tinha bons trabalhos em críticas sociais e política e participou do projeto Los 3 Amigos, com os cartunistas Laerte e Angeli.
Ele nasceu em Jandaia do Sul (PR) e começou a publicar seus cartuns nos anos 70.
É um daqueles raros casos de artista politicamente incorreto que consegue emplacar no mainstream, sem abrir mão do seu estilo de trabalho.
Ficam aqui minha homenagem e tristeza.


Nenhum comentário: