quarta-feira, 17 de março de 2010

Os monstros que vivem na imaginação

* esse post contem spoilers

FILME: "Onde vivem os monstros" (“Where the Wild Things Are”, 2009)
DIREÇÃO: Spike Jonze (de “Quero ser John Malkovich”) - ELENCO: Catherine Keener, Mark Ruffalo
GÊNERO: fantasia - DURAÇÃO: 1h41

O QUE É: típico filme adulto para crianças. Menino que tem dificuldades de se relacionar com as pessoas foge de casa depois que leva bronca da mãe. Ele vai parar numa ilha habitada por monstros que, ao invés de comer o menino, se tornam amigos dele depois que o garoto diz ser um rei poderoso. A história é baseada no premiado livro de Maurice Sendak, de 1963, e muito famoso nos EUA. O autor foi consultor do filme que custou US$ 100 milhões e arrecadou mais elogios da imprensa que grana nas bilheterias.

OPINIÃO: é o tipo de filme que pode chatear um adulto ou causar imediata identificação.
Afinal, quem nunca brincou ou conhece algum familiar que brincou de amigo imaginário na infância? A história cativa bastante pelo carisma do menino na tela.
E, claro, pelo visual dos monstros feitos por Jim Henson (de “Muppets”). Outro atrativo é a trilha sonora bacana feita pela Karen O. (vocalista do Yeah Yeah Yeahs) com uma banda batizada de The Kids que conta com músicos de grupos como Raconteurs.
Vale lembrar que o diretor Spike Jonze fez vídeos para várias bandas como Weezer, Pavement e Beastie Boys.

FINAL: a ilha que o menino foge, na verdade, é uma fuga imaginária em um mundo criado na cabeça dele.
O líder dos monstros é seu alter ego, temperamental, de difícil convivência, criativo e muito carinhoso ao mesmo tempo com as pessoas próximas. Depois de ser desmascarado (que não é rei) por um dos monstros, o garoto decide voltar para a vida real e deixa os monstros tristes.
Ao chegar em casa, ele abraça a mãe que estava preocupada, ganha um afago e recebe um delicioso prato de sopa que devora enquanto a mãe dorme com um sorriso nos rosto ao ter o amado filho de volta.

COMO VER: nas locadoras e internet

Um comentário:

Maíra disse...

Ahhhhh, quero muito ver. :~
Você tem algum link pra baixar? Se tiver me avisa? hahahahaha

beijo.