terça-feira, 19 de julho de 2011

O selvagem e persistente Sonny Burguess


Sonny Burguess é um dos principais nomes do segundo escalão da Sun Records. Apesar de não ter feito tanto sucesso comercial quanto Elvis Presley e Johnny Cash, ele gravou um dos principais singles da Sun e foi um dos músicos que mais tempo seguiu tocando.

Albert Austin Burgess nasceu a 28 de maio de 1931 numa fazenda no Arkansas, EUA, e começou a carreira musical no início da década de 1950. Primeiro com um programa semanal de rádio sobre rock e depois tocando em bares com o grupo Rocky Road Gamblers como guitarrista e vocalista. Em 1954 a banda foi rebatizada como The Moonlighters e, em seguida, já com o apadrinhamento do mago Sam Phillips ganhou o nome Sonny Burgess & The Pacers. Eles gravaram o single “We wanna boogie”/”Red headed woman” em 1956. As duas músicas são o grande sucesso na carreira de Sonny Burguess, mas é a segunda um clássico presente em qualquer coletânea de clássicos do rockabilly 50´s.

A banda seguiu em altos e baixos até o fim em 1971. Burguess voltou a ativa nos anos 90 com a banda The Legendary Pacers e seguiram tocando até meados dos anos 2000, fazendo uma tour em celebração aos 50 anos da banda.
Entre as principais influencias de Sonny Burgess está Hank Williams, que teve seu estilo outlaw somado à energia selvagem do rockabilly para formar o estilo dos Pacers. Um grande exemplo disso está na versão “My bucket´s got a hole in it”, de Hank Williams, que é quase um country punk (e, por muito tempo, uma das músicas que mais ouvi por aqui...)

• baixe a coletânea “We wanna boogie” com 24 músicas gravadas por Sonny Burguess na Sun Records.

Nenhum comentário: