quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Araucária, a cerveja do rock maringaense

araucaria (32)

A Cervejaria Araucária tem pouco mais de um ano de vida e já tem ritmo de cervejaria grande... proporcionalmente. Isso graças a um crescimento estratégico constante e controlado pela qualidade. A fábrica no Parque das Grevíleas, em Maringá, produz uma media de 800 litros mensais e eles preparam a duplicação dessa produção para o começo de 2015. Seguido do lançamento de novos rótulos.
Hoje as cervejas e chopps da Araucária estão em quatro pontos em Maringá e só não tem em mais lugares justamente pela produção não ser maior e para que eles possam atender bem os pontos atuais. “Queremos expandir com qualidade”, comentou o cervejeiro e administrador Rodrigo Frigo (foto acima), 30 anos. “Queremos estar em lugares diferenciados, com serviço especializado e voltados para a cerveja”.
Curiosamente, as cervejas da Araucária foram entrando nas prateleiras e geladeiras dos pontos de venda maringaenses que tem uma relação cultural. Assim, a Rádio Cadillacs, o Casa da Vó Bar e o Pintxos oferecem aos clientes a cerveja e o chopp bem gelados criando um hábito nos maringaenses em beber uma cerveja artesanal local. E também na Adega Gourmet, no Mercadão Municipal, onde pode-se comprar para levar para casa. Esse aspecto cultural ganhou um forte apelo roqueiro agora com uma parceria com o Projeto Zombilly que, desde de 2009, inclui as cervejas artesanais em seus eventos em Maringá.
FESTIVAL - A Cervejaria Araucária é patrocinadora do Zombilly Festival no próximo final de semana, no Casa da Vó Bar, e sua equipe estará no bar auxiliando no atendimento sobre as cervejas da marca e também apresentando a cervejaria ao público. Principalmente a quem não está acostumado com os sabores da cerveja artesanal. “É natural ter essa tendência e relação com o rock porque é o nosso público também”, citou Frigo.
A fábrica da Araucária também é sede de eventos como cursos e encontros do grupo de cervejeiros de Maringá. E tem ainda uma loja com acessórios e insumos. Além, claro, das cervejas.
HISTÓRIA - A Cervejaria Araucária tem cinco sócios: Além de Frigo, fazem parte da marca Lucas Simão, Marcel Leal, Mauricio Partala e Diovani Frigo. O quinteto se conheceu em Maringá fazendo cerveja em casa. Por isso, o nome característico paranaense que ganhará um novo rótulo a ser batizado de “7 quedas”, em homenagem ao histórico ponto turístico em Guaíra.
Rodrigo Frigo entrou no universo cervejeiro após fazer seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Engenharia Química, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), sobre vinícolas. “Passei a pesquisar sobre cervejas, que é mais fácil comprar os materiais que vinho. E esse interesse aumentou depois que viajei para a Europa e Estados Unidos, onde aprendi mais sobre cerveja artesanal”, lembrou o cervejeiro com seis anos de experiência.
RÓTULOS DA ARAUCÁRIA
Vêneta – Porter, 5,7%, garrafa de 500ml
Gralha Azul – Pale Ale, 6%, garrafa de 500ml
IPA – chopp e garrafa de 500ml
APA – chopp e garrafa de 500ml
Smoked Porter – 10% teor alcoolico *
Witbier *
* Previsão para 2015

A Cervejaria Araucária fica na avenida Américo Belay, 2329, Sala 3, em Maringá (PR). Fones: (44) 3305-3013 ou 3305-3042.
* Confira a página da Cervejaria Araucária no Facebook.
Fotos: Andye Iore
araucaria03 araucaria02

Nenhum comentário: