sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Arcade Fire por Terry Gilliam ao vivo na net

No meio da onda indiemo que assola o mundo, uma banda formada há sete anos no Canadá e com apenas três discos lançados é uma das mais inventivas do rock atualmente. Não que o que o Arcade Fire faça no estúdio e palco seja inovador. Longe de ser. Mas a banda destoa de tudo que é feito hoje no decadente rock alternativo.
Entre tantas influencias e referencias, ressalto uma mistura entre Talking Heads, Neil Young e Roxy Music. Meu conceito melhor é que o Arcade Fire apresenta os melhores momentos do Talking Heads e é tudo o que o Belle & Sebastian gostaria de ser se não fosse chato.

Outra prova do vínculo inventivo da banda foi dada ontem à noite. O Arcade Fire foge de todo padrão da indústria musical. Depois de lançar um disco com oito capas diferentes, a banda participou do projeto entre Vevo e YouTube, transmitindo um show em Nova York ao vivo pela internet. Aberto, sem frescura de senha. Melhor, o show foi dirigido pelo gênio Terry Gilliam que, depois de fazer parte de um dos maiores grupos humorísticos da história (o Monty Python), virou cineasta fazendo filmes autorais bacanas dando as costas para Hollywood. Antes do início do show de ontem, foram mostradas imagens de Gilliam interagindo com a banda os bastidores.

O “Arcade Fire Unstaged” começou por volta das 23h15 e durou 1h35. São nove músicos no palco e você imagina que seja impossível apresentar ao vivo a complexidade de arranjos e tantos instrumentos do disco. A banda consegue. Minha única reclamação sobre ontem foi a produção mostrar pouco as imagens do telão que eram alternadas entre closes dos músicos no palco com cenas criadas por Terry Gilliam exclusivamente para o espetáculo.

A transmissão apresentada no canal da banda no YouTube tinha um chat abaixo da janela do vídeo onde os comentários feitos pelos fãs Twitter e Facebbok entravam quase em tempo real. Gente do mundo todo comentando: desde os fãs mais radicais até os caroneiros que ficavam a toda hora perguntando qual era a música que estava tocando. Para variar, havia uns xaropes brasileiros que comentavam sobre o debate entre os presidenciáveis na Band e um engraçadinho que escreveu: “Toca Raul!”
O palco era amplo com dois pisos: abaixo ficava a maioria da banda lado a lado; acima ficavam a bateria, percussão e teclado. Os músicos se alternavam entre os instrumentos e mostravam uma boa performance e interação com seus fãs. O destaque é Régine Chassagne que, além de cantar bem, toca vários instrumentos, dança e é bonita a danada!

O set alternou os hits com as músicas novas de “The Subrbus”. Entre as que mais animaram o público estavam “Neighborhood #3 (Power out)”, “Rebellion (Lies)” e “No cars Go”, em roupagem new wave. O bis teve o hino “Neighborhood #1 (Tunnels)”, a climática “Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)”, onde a bateria eletrônica deu pane no meio e a banda recomeçou, e o climax com “Wake up”, a mais pedida no chat e na plateia.

• Confira o site do Arcade Fire.
• Veja videos do show "Unstaged".

Nenhum comentário: