sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Shyamalan ainda não se vendeu

É para refletir o que faz um diretor conceituado como M. Night Shyamalan aceitar dirigir um filme como “O ultimo mestre do ar”, que entrou em cartaz no Brasil no final de semana passado.
Shyamalan tem uma carreira consolidada, já histórica no cinema graças ao sucesso do suspense “O sexto sentido”, de 1999.
Aquele filme onde um menino via gente morta e o final surpreendeu todo mundo que foi ao cinema.

O sucesso que lhe deu dinheiro e permitiu que ele fizesse filmes estranhos, de suspense, mistério e ficção cientifica, conforme seu gosto pessoal, sem se preocupar com aceitação de critica e publico.
Assim vieram “Corpo de vidro” em 2000, “Sinais” em 2002, “A vila” em 2004, “A dama na água” em 2006 e “Fim dos tempos” em 2008.
Cada um sem sucesso de publico e com suas esquisitices particulares.
Mas que garantiram o respeito no cinema para Shyamalan como um diretor disposto e capaz de filmar historias fora do comum.

Mas com a fantasia “O ulitmo mestre do ar” o cineasta indiano se rendeu ao cinema comercial. O filme é uma adaptação do desenho animado “Avatar”, onde o mundo fica em perigo em uma guerra envolvendo os elementos: aguar, ar, terra e fogo.
Cada um com seus mestres que tem poder sobre esses elementos.
O filme tem foco no publico juvenil com efeitos especiais e historia enredo bobo e com gancho para uma continuação.
Felizmente, Shyamalan estará de volta as suas esquisitices ainda esse ano.
Seu próximo filme será “Devil”.
Onde um grupo de pessoas fica preso num elevador e algumas delas desconfiam que entre elas há uma pessoa possuída por um espírito maligno.
O filme estréia no dia 17 de setemebro nos EUA.

* texto do quadro "Cinema na Música", da rádio Música FM, de Cianorte.

Nenhum comentário: