segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Decadência Futebol Clube

E começou mais uma edição do decandente Campeonato Paranaense de Futebol.
Só o tal do “supermando” já é motivo de piada entre os especialistas boleiros. A vergonha piora se incluirmos na análise a média de público, renda e gols. O Campeonato Paranaense tem uma fórmula para evitar o crescimento dos pequenos e iludir os grandes.

O resultado é a vergonha que Paraná, Coritiba e Atlético passam no Brasileirão ano após ano. Por isso que meu lema no segundo semestre de 2010 será “Furacão na Segundona”. Vou torcer, e muito, para o Atlético ser rebaixado para a série B do Brasileiro para termos os três times da capital, vergonhosamente rebaixados.
A primeira rodada do Paranaense 2010 teve a medíocre média de 1,6 mil torcedores e 2,1 gols em sete jogos. Todas as partidas da rodada levaram um total de pouco mais de 11 mil torcedores aos estádios. Mais ridículo impossível!

No Rio de Janeiro, Flamengo e Duque de Caxias levaram 16.067 pagantes ao Maracanã. A média de gols na abertura do Carioca foi de 3 gols por jogo. Em São Paulo, Portuguesa e São Paulo levaram 18.074 pagantes ao Morumbi. A média de gols na abertura do Paulistão foi de 3,4 gols por jogo.

E, como não seria diferente, a arbitragem também já começou seu show de horrores. Ainda é cedo, mas a tradição de reclamações dos times pequenos por erros dos árbitros e auxiliares continuará esse ano no Paranaense.

Esses são alguns dos motivos que fizeram com que cidades com população apaixonada por futebol não tenham times hoje disputando a elite do Paranaense. Como Maringá e Londrina. E, por outro lado, que cidades pequenas que organizam campanhas e investem no futebol, acabem – quase sempre – frustradas no final dos campeonatos estaduais.

Resultados da primeira rodada do Paranaense 2010:
Corinthians-PR 2 x 1 Cianorte
Coritiba 2 x 0 Serrano
Toledo 1 x 1 Atlético
Operário 1 x 0 Cascavel
Iraty 1 x 0 Engenheiro Beltrão
Nacional 2 x 1 Paranavaí
Paraná 1 x 2 Rio Branco

E Furacão na Segundona!

Foto: Felipe Lessa, do Ecoestádio, em Curitiba.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu também torço pro Altético cair. Triste mas vai ser bom pro Estado. Porque o Coritiba não sobe sem estádio (punição merecida) e o Paraná... Bem, deixa pra lá.

Elson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elson disse...

Na verdade, o motivo de Maringá e Londrina não terem times na 1ª é INCOMPETENCIA!!!

Elson disse...

Coisa que o Coritiba teve MUITO ano passado, ao ser rebaixado mais uma vez, em menos d 3 anos!