quinta-feira, 26 de maio de 2011

Reconstruindo a vida pela música


Entre as descobertas recentes bacanas, tenho passado boas horas de madrugada vendo a serie “Treme”.
Moradores de um bairro de New Orleans tentam retomar a vida dias após a tragédia do furacão Katrina, em 2005. O trabalho conta com a união de alguns moradores ou com os conflitos entre outros. Mas todos ligados com a tradição musical que sempre rondou a cidade. Com isso, a serie tem diversas cenas de personagens tocando blues e jazz.

Outra situação bacana é que há vários moradores de New Orleans como personagens secundários, principalmente entre as bandas que aparecem nos eventos públicos e nos bares. E também há cenas em lojas de discos, em estações de radio, com coleções de discos e com músicos tocando nas ruas, como única opção de trabalho que restou para recomeçar a vida.

A serie começou no ano passado com a primeira temporada tendo dez episódios na HBO. A segunda temporada está em exibição e já está garantida uma terceira temporada. Não há nenhum astro no elenco, mas as atuações são boas. O mais conhecido é John Goodman (de “O grande Lebowski”, 1998), que faz um papel secundário de um professor e ambientalista revoltado com a cobertura da imprensa sobre o desastre natural na cidade.

“Treme” é dirigida por David Simon and Eric Overmyer que já trabalharam em series como “The wire” e “Lei e ordem”. A serie recebeu ótimas avaliações da mídia especializada e vários prêmios televisivos. E um grande fã aqui no Projeto Zombilly.

• Confira o site oficial de “Treme” na HBO.

Nenhum comentário: