segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pelourinho exala cultura

Passear pelo Pelourinho, em Salvador (BA), deixou de ser só aquela agenda de turista para ver a arquitetura colorida e o povo com trajes típicos. O principal ponto turístico da Bahia também tem um dos mais atrativos calendários culturais do estado.
São dezenas de pontos como bares, museus, cinemas e teatros que apresentam o trabalho de artistas locais e também de astros nacionais. O mais bacana são as praças culturais que, infelizmente, não são abertamente divulgadas e muitos turistas vão embora sem sequer imaginar que existem. Próximo da Fundação Casa de Jorge Amado (centro do Pelourinho) há a Praça das Artes, a Pedro Arcanjo e a praça do Sesc/Senac.

Você anda pelas ladeiras do Pelourinho e não faz ideia que atrás das fachadas coloridas há praças. Você passa por um corredor e dá de cara com uma estrutura bem bacana. E alguns bares tem portas nos fundos com acessos para esses espaços que apresentam shows musicais, exposições e peças teatrais. É como se o Pelourinho fosse uma cidade cenográfica com uma intensa vida cultural atrás das fachadas.
Os eventos acabam por volta das 23h e, após esse horário, é aconselhável não circular pelas ruas. Apesar que há policiamento durante toda a madrugada pelo Pelourinho.
HISTÓRIA - Claro que ainda vale visitar as igrejas históricas que causam admiração pela arquitetura. Como a de São Francisco que começou a ser construída em 1708. Algumas dessas igrejas tem painéis que foram trazidos em peças prontas de Portugal para serem montadas no Brasil.

Fotos: Andye Iore

Nenhum comentário: