domingo, 2 de dezembro de 2012

Saboroso caranguejo por uma ninharia


Um dos pratos mais saborosos que experimentei nesse começo de viagem foi uma caranguejada. Fomos ao mercado de peixes e compramos uma corda com 12 caranguejos por apenas R$ 15 (!). Os bichos ficam presos numa corda e todos sujos de lama. É importante limpar bem para evitar problemas com a saúde ou tirar o gosto saboroso depois de pronto.
Para matar o caranguejo pode fazer um furo com uma faca na parte debaixo do bicho (onde se fosse o peito). Se bem que há os corajosos que colocam os caranguejos vivos na panela. O tempero é simples e pouco: tomate, pimentão, cebola, folhas verdes e outros conforme o gosto. Deixe cozinhar por aproximadamente meia hora e pode servir.
Comer é outra peculiaridade: com uma martelo pequeno você deve quebrar a casca das pastas e retirar os pedaços de carne. A parte do corpo também tem carne, mas nem todo mundo come tudo. Deixe de lado uma vasilha grande para ir colocando as sobras das cascas.
O caranguejo é um ótimo aperitivo com cerveja. O sabor é como de fruto do mar, só que mais forte. O prato é muito saboroso e fica ainda mais gostoso se você analisar o baixo custo dele por aqui em Itaparica (BA).

Nenhum comentário: