quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Salvando a natureza pelas tartarugas



O Projeto Tamar encaminha ao mar 1 milhão de filhotes de tartaruga por temporada. A ação ambiental acontece em 23 unidades do projeto pela costa brasileira, onde há monitoramento da temporada reprodutiva da tartaruga entre setembro e março. O curioso é que a cada 100 filhotes, somente dois chegam a fase adulta, com o restante sendo vítima de predadores.

A sede do Tamar fica em Praia do Forte (BA), a aproximadamente 60km de Salvador (acesso pela rodoviária em ônibus da Linha Verde). O ingresso custa R$ 16 e o visitante pode optar por uma visita por conta própria ou com acompanhamento de um monitor que vai explicando como funciona o projeto e muitas curiosidades sobre a tartaruga. Alguns pontos da visita são interativos com os visitantes tocando em alguns animais como arraia e tubarão. O interessante é se programar para acompanhar a soltura dos filhotes ao mar que acontece no final da tarde. Se informe, pois essa ação não é diária.
O Brasil recebe cinco das sete espécies de tartarugas marinhas existentes hoje no mundo: cabeçuda, oliva, verde, de pente e de couro, que é a maior chegando a pesar 700 quilos e medir 2 metros de casco.


SOCIAL - O Projeto Tamar existe há 33 anos e além da proteção da fauna marinha também realiza um importante trabalho sociocultural com as comunidades locais. Orienta os pescadores sobre a pesca para evitar a extinção de espécies e também oferece atividades de educação e cultura para as crianças das comunidades. Algumas delas são selecionadas para participarem do Tamarzinho com possibilidade de trabalharem no projeto no futuro.

 
 
Fotos: Andye Iore

Nenhum comentário: